Cinquenta anos

Para: Valdinei 60 anos
De: Valdinei 10 anos

Oi, Valdinei. Eu sou você cinquenta anos mais novo. Pode parecer estranho mas foi o que a professora Sônia pediu pra gente fazer, se imaginar 50 anos mais velho e escrever uma carta pra esse velho. É pra dar conselho. E pra falar o que a gente acha da vida agora, diz que é legal ler isso depois. Não que você seja velho. Aliás, 60 já é velho. Mas tá bem no comecinho. O vô Antero tem 62 e ainda consegue correr e ficar acordado até tarde. Se bem que ele tem um cheiro estranho. Então a primeira coisa que você vai fazer é se cheirar. E se o cheiro lembrar o do vô Antero vai tomar mais banho e usar sabonete. Eu gosto do de maracujá da mamãe, não sei se ainda vai ter nessa época.

Eu não conheço muito velho, então não sei muito bem o que dizer. Pensei em pedir ajuda pro vô Antero, mas a professora disse que não pode. Ele deve saber bem mais coisa que eu. Mas uma coisa que o vô Antero não faz é cortar os pelinhos de dentro do nariz. A mamãe diz que ele esquece. Então não pode esquecer de cortar esses pelinhos, que são feios e aparecem quando ele conta piada.

Eu não acho nada da vida ainda. Acho que é legal. A escola não é muito legal, mas tem umas coisas legais. Gosto dos meus amigos. O Bruno, o Ramón, o Biel e o Caio. Não gosto mais do Leo depois que ele me empurrou na piscina ano passado. Mamãe me levou no hospital pra tomar ponto na cabeça e disse pra eu não brincar mais na piscina do colégio. Gosto de ouvir música quando o papai me traz no colégio. Não gosto quando a Sandra canta. Ela canta tudo errado. Isso é outra coisa. Se a Sandra ainda não conseguiu cantar bem nessa época, pede pra ela parar, que é muito ruim.

Gosto muito de jogar bola. Sou um dos melhores na educação física. Quero ser jogador de futebol. Todo mundo da sala quer ser jogador de futebol. O professor Osvaldo disse que eu tenho talento, tenho que treinar mais. Gosto de figurinha. Do álbum do Campeonato Brasileiro. Gosto de assistir desenho na TV sábado e domingo de manhã. Gosto de passear no shopping. Gosto de fliperama de motoca. Gosto da pipoca que a mamãe faz quando assiste novela.

Não sei o que mais eu gosto e não gosto. O que eu amo mesmo é o papai e a mamãe. Tenho que dizer que amo a Sandra mas não é verdade, ela sempre briga comigo, diz que é mais velha e pode tudo. Eu só gosto dela. Quero ter um cachorrinho mas o papai diz que não tem tempo de cuidar direito e precisa cuidar. Quero ser jogador de futebol e quero ter um cachorro. Se você nunca teve um cachorro, compra um. Acho que você já vai ter filho, então compra pra ele. Se bem que quero ter filho tarde, só depois dos 90. O Biel disse que só quer ter filho velho também, disse que dá pra aproveitar mais a vida.

Não esquece de não comer muito doce, dá cárie e eu não quero usar dentadura. Um abraço de você mesmo.

Dinho