Dez por um [#165]

Cansei, sabe. Cansei. Não tem sentido nenhum a vida. Você tenta entender, insiste, bate cabeça e é só perda de tempo. Por isso acordei, passei reto pela cozinha, pelos filhos, pela esposa, peguei o carro e saí dirigindo. Rodei até acabar o tanque. Parei no acostamento e me enfiei no mato. Os borrachudos fizeram festa mas eu atravessei, cheguei ao lago do meu sonho.

Tirei a roupa, entrei e me equilibrei sobre a pedra no fundo. Esperando. Esperando.

Ele se ergueu como se dormisse debaixo da água. Tinha a minha cara. Minha voz. Meu cabelo.

- Cansou?

- Cansei.

- Posso ficar no seu lugar.

- Foi por isso que vim. Preciso de férias. Preciso de tempo pra pensar. As coisas não saíram bem como eu planejava.

- É o que mais acontece. Quanto está preparado pra ceder?

- O necessário. Se continuar desse jeito tenho medo de fazer besteira.

- Precisamos de diretrizes.

- O que sugere?

- Um ano é o padrão. Recomeçamos tudo. Divórcio, da maneira que preferir. Briga, discussão, traição. Os filhos ficam com ela ou com você? A profissão, tem outra em mente? Podemos arranjar trabalho na sua área ou simular estudo e aprender novas habilidades. Deseja vida de solteiro? Uma mulher mais nova, alta, baixa, magra, gorda? Um homem? Mudar de cidade? Em um ano isso é possível, desde que seja protocolado.

- Tudo bem. Façam o contrato, eu assino. Mas quero ser surpreendido. Se coloque na minha pele. Quando retornar quero as coisas diferentes, não sei como.

- É arriscado.

- O risco é meu.

- Você sabe a contrapartida, certo? Não é algo pra ser desperdiçado.

- Não é desperdício. Pior do que está não fica, tenho certeza. E dez anos passam rápido.

- A decisão é sua.

- Ótimo. Só quero acabar logo com isso.

Segui o sósia lago abaixo, pra dentro do alçapão e dos laboratórios da Eldorado Inc. Lá passei 10 longos anos como cobaia de experimentos científicos que não estou autorizado a divulgar. Quando retornei à superfície apenas um ano passara. Pra minha surpresa, nada mudou. Ainda tinha o meu emprego, minha esposa e meus filhos, minha velha vidinha. Agradeci o sósia, emocionado. Ele sabia exatamente do que eu precisava.