Burro [#107]

Carlantônio era burro feito uma porta.

O sujeito perfeito para diálogos do tipo Quente hoje, não?, Pelo jeito vai chover e Nossa, o trânsito tá cada vez pior. Odiava quando pediam sua opinião. Sobre a novela sempre dava a mesma resposta: legal. E pronto. Se esquivava do contato com pessoas estudadas. Evitava áreas próximas de faculdades e escolas, se fingia de surdo quando perguntavam algo como Viu a notícia de que os transgênicos causam câncer?

Conversava mesmo era com pessoas que situava na mesma faixa mental que a sua. Nessas horas se soltava. Falava que a camada de ozônio continuava engrossando pelo uso de alvejantes nas roupas. Que o nível do mar estava subindo devido à quantidade de sal na água. Que a água mineral era gostosa de acordo com a quantidade de estrogênio. Que chuva ácida era um termo para se referir a uma chuva muita forte.

Ele teve que confrontar seus medos quando a irmã, que saiu de casa nova e passou a juventude estudando na França, na Espanha e na Alemanha, veio visitar com um pós-doutorado em microbiologia. Ele abriu os braços para recebê-la, sentou na sala e aguardou, tremendo. Ela o desarmou com um Que anda fazendo? e um E a Marina, aquela sua ex-namorada? Mas a bomba veio: Você viu aquele escândalo do desvio de verba? Li no jornal vindo pra cá, o presidente da câmara se fazendo de desentendido. É pra acabar, né?

Carlantônio respirou fundo. Olha mana, acho que é uma coisa super normal. Ele é presidente da câmera, isso não quer dizer muita coisa, eu comprei uma esses dias também. E desviar o verbo, poxa, será que a pessoa não pode errar? Não é todo mundo que fala certinho o português, tem gente que trabalha demais e não tem tempo pra estudar assim. E o jornal, né, tenho que concordar com você, é um escândalo, será que não tem notícia mais importante?

A irmã abriu a boca. No fim, engoliu um bolo de saliva e resolveu adequar a conversa. Lembrou do que havia de mais rotineiro em sua vida. E a novela, mano, assistiu ontem?

Anhan. Legal, né?


*Carlantônio é das antigas. Os amigos já tentaram pregar uma peça nele. Não deu muito certo. Confira AQUI.